COMO ME TORNAR UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO?
Todos nós temos lembranças de momentos marcantes da infância, em que descobrimos algo importante sobre a vida. Em um desses momentos, eu tinha mais ou menos sete anos e olhava para um punhado de sementes de salsinha numa barraca de feira. Já naquela idade, queria de alguma forma ajudar a minha mãe a sustentar a nossa numerosa família de nove irmãos, mas não sabia como. Então, encontrei aquelas sementinhas minúsculas que a dona da barraca me disse serem salsinhas e fiquei imaginando como seria se eu as espalhasse na terra, regasse e cuidasse até que as plantas crescessem e eu pudesse vendê-las.
Plantar salsinha foi a primeira ideia de negócio que tive na vida e, desde então, já empreendi uma série delas: pizzaria, sanduicheria, salão de beleza, distribuidora de água, locadora de automóveis (compra e venda), corretora de linhas telefônicas (compra, venda, financiamento e administração), factoring,etc.Alguns empreendimentos comecei do zero; outros, peguei quebrados, falidos, recuperava-os e depois vendia. Minha satisfação, mais do que simplesmente administrar um negócio, é “fazer acontecer”. É encarar o desafio de conseguir uma boa colheita num terreno que, algumas vezes, parece seco e estéril para os outros.
Empreender, para mim, é a capacidade de olhar a semente e enxergar a planta. Isso significa, muitas vezes, valorizar algo que ninguém valoriza, acreditar num potencial de sucesso em que ninguém acredita e ir, contra todas as expectativas, viabilizar um negócio. Veja que não falei em vocação, que é algo com que se nasce, mas em capacidade, que é algo que se pode desenvolver. Teoricamente, qualquer pessoa pode ter sucesso como empreendedora.
Da teoria à prática, eu sei, há uma certa distância, tanto é que muita gente se dá mal ao empreender um negócio. Levantamentos feitos periodicamente pelo Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) mostram que metade das empresas de pequeno e médio porte fecha as portas antes de completar dois anos de vida. Entre as causas do fracasso apontadas pelos entrevistados, as principais são falta de capital de giro, falta de clientes e dificuldades financeiras, mas pelo que tenho observado como mentora de empresas, faltam principalmente certas atitudes que fazem um empreendedor ter sucesso.
Saber o que quer, acreditar no sonho, arregaçar as mangas, pensar grande, desafiar as dificuldades do mercado, encarar os problemas, assumir riscos, pensar positivo. Essas e muitas outras são as atitudes que tornam um empreendedor bem-sucedido e é sobre elas que falaremos aqui neste blog. Vou compartilhar com você o que tenho aprendido em todos esses anos de empreendedorismo, entre dificuldades e vitórias, experiências e descobertas. Tenho certeza de que você verá sementes de salsinha em sua vida também, prontas para eclodir e lhe trazer muitas realizações.
Sindai Araújo