[ 9 de março de 2021 by Karina Matos 0 Comments ]

COMO A MENTORIA EMPRESARIAL PODE AJUDAR A MINHA EMPRESA?

A criação de um empreendimento, bem como o seu crescimento e consolidação são frutos de muita batalha e superação de desafios. Sendo assim, para superá-los, é preciso dispor de um conjunto de ações bem coordenadas e a lida diária com decisões que podem impactar diretamente no andamento da empresa.  Portanto, ter a orientação de um mentor experiente tem sido uma alternativa cada vez mais buscada no setor corporativo, embora de maneira ainda tímida, tendo em vista que a mentoria empresarial ainda é bastante desconhecida no Brasil.

Neste texto, buscaremos tratar sobre os benefícios que estão atrelados à contratação desse tipo de serviço:

1) Conceito de mentoria empresarial

Trata-se de um serviço ofertado por um profissional especializado, chamado, nesta circunstância, de “mentor”, que busca proporcionar ao empreendedor uma assessoria que lhe auxilie com as demandas relativas ao universo empresarial.

É importante destacar que os mentores são profundos conhecedores do mercado, das rotinas empresariais e dos perfis de clientes, de modo que podem lhe ajudar em diversos pontos críticos, bem como aconselhar em relação aos pontos positivos e negativos no estabelecimento de determinadas ações ou atitudes. Dessa forma, o mentor proporciona um suporte especializado, oferecendo um norte e outras maneiras de enxergar um problema, com base em sua experiência como empreendedor e conhecedor do mundo dos negócios.

Importa destacar que a mentoria não possui um prazo para início ou fim e conta com um atendimento personalizado, podendo ser contratada em qualquer fase: início do negócio, no período de expansão ou nos momentos mais difíceis.

2) Como funciona a mentoria empresarial?

Após contactar o seu mentor e iniciar essa jornada, você receberá suporte e encorajamento para desenvolver importantes habilidades. Vejamos a seguir como ocorre este processo:

Etapa 1 – Reunião com diretor, dono ou sócio com vistas à realização do diagnóstico das ações e atitudes que levaram a empresa a estar na posição em que se encontra;

Etapa 2 – Após o mentor conhecer e traçar o histórico do empreendimento (análise situacional), dá-se início ao processo de criação de estratégias para sanar os problemas que afetam o negócio;

Etapa 3 – Nesta fase, será delineada a maneira como essas estratégias serão implementadas;

Etapa 4 – Por fim, a mentoria buscará definir o que será feito a partir de agora e quais são os novos caminhos que serão adotados.

3) Principais vantagens

Com o apoio de seu mentor, o empresário ou empreendedor terá o auxílio necessário para evoluir não somente em sua área de atuação, mas também na sua vida pessoal, tendo em vista que a mentoria realiza uma análise aprofundada dos pontos que influenciam a empresa; sejam eles internos, relativos ao seu empreendimento, ou vida pessoal, visto que estar bem resolvido consigo mesmo influencia também no gerenciamento de seu negócio.

Sendo assim, seguem algumas importantes vantagens em ser auxiliado por um mentor especializado:

• Lidar de modo eficiente com desafios do cotidiano empresarial;
  • Saber lidar com colaboradores e manter a equipe motivada;
  • Conhecer as necessidades dos clientes;
  • Aprender a traçar um bom Planejamento Estratégico;
  • Ser assertivo nas suas tomadas de decisões;
  • Conhecer e aplicar estratégias de marketing;
  • Realizar o diagnóstico de seu espaço físico e/ou on-line;
  • Aplicar de modo eficiente os seus recursos.

Esses e outros pontos são características essenciais que serão abordadas durante a mentoria, de modo que, ao final, você terá as ferramentas necessárias para conseguir lidar com as situações do dia a dia de forma assertiva e eficiente.

Uma vez sabendo dos benefícios de uma mentoria empresarial, o seu processo e as suas vantagens, cabe a você decidir qual é o melhor caminho.

AboutKarina Matos