[ 1 de fevereiro de 2021 by Sindai Araújo 1 Comment ]

TENDÊNCIAS PARA O EMPREENDEDORISMO EM 2021

Engana-se quem acredita que para empreender basta o desejo de ver o negócio lotado de clientes ou a sua agenda sempre cheia. É preciso mais do que essa vontade, de modo que um bom planejamento, metas de curto, médio e longo prazo, marketing, análise do mercado, dentre outras ações, são elementos essenciais para que o seu empreendimento tenha sucesso.

Mas será que somente essas ações bastam? Veja que todos os anos são lançadas inúmeras tendências de mercado, mídias sociais e tecnologias das mais diversas, tendo em comum a possibilidade de agregar para o seu estabelecimento ou marca um maior nicho de clientes e facilidades. Sendo assim, analisaremos neste post algumas das principais tendências do mundo dos negócios para ajudar a alavancar os seus objetivos.

1) Uso de recursos de videoconferência

A chegada da pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças significativas no cotidiano das pessoas em todo o mundo. E não foram só os hábitos de higiene, as relações sociais e a nossa saúde mental que sofreram impactos, pois o universo do trabalho e empreendedorismo também precisaram se adaptar a esses novos tempos.

O uso de recursos digitais tem sido amplamente utilizado para a realização de reuniões, simpósios, apresentações, aulas e o trabalho em regime de home office (também conhecido como teletrabalho). Com isso, plataformas como o Zoom, Microsoft Teams, Google Meet, Skype e ezTalks, dentre outras, têm visto o número de seus usuários alavancar cada vez mais.

A tendência é que em 2021 e, muito provavelmente, para os próximos anos, o modelo home office permaneça em crescimento, consolidando-se como um modo atual de trabalho e também abrindo oportunidades para empresas direcionadas a oferecer soluções voltadas ao trabalho remoto.

2) Internet 5G

Uma internet rápida, consistente e de qualidade é importante para quem empreende no universo digital, fazendo com que a sua empresa esteja sempre apta a prestar um serviço ágil e de excelência. Nesse sentido, o 5G emerge como uma solução para quem necessita de uma conexão ainda mais veloz.

De acordo com a gigante da tecnologia Qualcomm, acredita-se que o 5G possa oferecer uma velocidade de navegação e download entre dez a vinte vezes maior que o 4G mais rápido da atualidade. Portanto, é interessante ficar atento a esse recurso que chegou recentemente ao Brasil e promete avançar cada vez mais.

3) Redes sociais

As redes sociais têm apresentado um papel cada vez mais importante nos hábitos de consumo dos brasileiros, visto que é a principal ferramenta para a divulgação de produtos e serviços.

Hoje em dia, as redes têm tornado o processo de captação de clientes e apresentação de produtos muito mais fácil e dinâmica. É preciso apenas de alguns cliques, uma página ou perfil para que você monte a apresentação de seu negócio.

Outro ponto para as redes sociais é que elas são bastante acessíveis para o empreendedor. Não importa se você é a uma empresa que investe milhões em marketing ou se tem uma microempresa e gerencia tudo do seu perfil no Facebook ou Instagram. Sendo assim, quanto mais você investir e se dedicar às suas redes, trazendo ao seu público informações e conteúdos relevantes, mais alcance e visibilidade o seu negócio poderá alcançar.

4) Sustentabilidade

O conceito de sustentabilidade empresarial engloba um conjunto de ações que buscam, para além do lucro, o desenvolvimento social e a busca pela preservação dos recursos naturais.

Com isso, a sustentabilidade, dentro desse contexto empresarial, abrange três pilares essenciais: Economia, Social e Meio Ambiente. A seguir, analisaremos mais detalhadamente cada um desses elementos.

• Economia

Para que uma empresa se caracterize como economicamente sustentável, faz-se necessário que haja um acompanhamento constante das finanças e dos diversos elementos que compõem as engrenagens de uma organização. Para isso, questões como pagamentos de fornecedores e de colaboradores dentro dos prazos, análise da lucratividade e fluxo de caixa necessitam ser constantemente verificados.

O empreendedor precisa, portanto, estar atento às suas finanças e os balanços internos de seu caixa para que não esteja desperdiçando recursos ou se endividando. Para que o seu negócio seja sustentável é preciso, portanto, que exista um equilíbrio nesses fluxos.

• Social

Este pilar se refere à tomada de atitudes que impactem positivamente na vida das pessoas que são afetadas direta ou indiretamente pela empresa, o que inclui o pagamento de salários justos aos funcionários, a promoção de um ambiente de trabalho adequado e digno, bem como a promoção de ações concretas que tragam benefícios às comunidades do entorno e à sociedade.

• Meio Ambiente

Para a construção de uma empresa que se pauta em ações sustentáveis é preciso pensar e executar estratégias que contribuam para minimizar os impactos que as suas atividades causam ao meio ambiente, dentre eles: diminuir o desperdício de materiais, promover a reciclagem e reutilização, consumo consciente de água e energia elétrica, bem como destinação correta de resíduos sólidos etc.

AboutSindai Araújo

Comment [01]

1. 1 de março de 2021

I am not sure where you are getting your info, but great topic. I needs to spend some time learning more or understanding more. Thanks for magnificent info I was looking for this info for my mission. Carita Jefferey Hitoshi